Biblioteca Pública Municipal
"Prof. Fausto Ribeiro de Barros"

Biblioteca Pública Municipal
" Prof. Jayme Monteiro"


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Viagem Literária: Lili Flor & Paulo Pixu

A Prefeitura de Penápolis, por meio da sua Secretaria de Educação, receberá, no dia 02 de outubro, o Programa “Viagem Literária”, na Biblioteca Municipal “ Prof. Jayme Monteiro”. Através de agendamento prévio, o público poderá acompanhar apresentação gratuita da Contadora de história Lili Flor e Paulo Pixu - ( 09h e as 14h), que trará para Penápolis as incríveis histórias de Luís Câmara Cascudo. 

O programa Viagem Literária é uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e tem como foco o incentivo a leitura, através de turnês de escritores renomados e jovens talentos pelo interior paulista.


Sobre a Contadora de História Lili Flor

Narradora de histórias e educadora atua na área da educação há onze anos sempre permeando sua prática com projetos de leitura, teatro e narração de histórias. Formada em Letras e Pós-Graduanda em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade de São Paulo, fundamenta sua pesquisa nas práticas de leitura e nos múltiplos suportes da literatura como arte.
Participou durante o ano de 2004 do Núcleo Social de Ação Educativa na UNIFMU. Um convênio com a escola de teatro Célia Helena que colocou em cartaz a peça “Aurora da minha vida” de Naum Alves de Souza. Em 2007 cursou no ISE Vera Cruz “Os quatro ventos da história” com Urga Maira, Stela Barbieri, Madalena Monteiro e Andi Rubinstein, curso que norteou a prática de contar história teorizada por Regina Machado. Também neste mesmo ano participou de oficinas de Literatura de Cordel com César Obeid de onde nasceu o Grupo Amoroso do Cordel , que durante os anos de 2007 e 2008 pesquisou , escreveu e difundiu literatura de cordel através da narração de histórias, música e produção de espetáculos.
Como narradora de histórias Lili Flor já atuou em diversos Colégios, Feiras de Livros, Livrarias, Sescs, Editoras, Centros Culturais, Bibliotecas Públicas , Bosques de Leitura, empresas e TV Cultura.
Com os Amorosos do Cordel já se apresentou no Corredor Literário, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, Biblioteca Belmonte Temática em Cultura Popular, SESC Campinas e Interlagos, Centro Cultural Cachoeira e Centro Cultural Carapicuíba.
Atualmente faz aulas particulares de violão e pandeiro. Sou uma metida a musicista , mesmo!
Durante o curso de teatro na Escola Teatro Macunaíma atuou como atriz nos espetáculos: Mente Mentira de Sam Shepard, com direção de Andréa Perrenoud; Vereda da Salvação de Jorge Andrade com direção de René Piazentin, O auto da Compadecida de Ariano Suassuna com direção de Einat Falbel , Senhora dos Afogados de Nelson Rodrigues com direção de Márcia Azevedo, Entre Parentes, uma adaptação da obra de França Junior, com a direção de Alex Capelossa, Sonho de Meia Noite de verão, de William Shakespeare, com a direção de Adriano Cypriano.
Coordena e dirige, a companhia na qual atua como narradora de histórias, brinquedista e percursionista: Cia. Canta que eu conto cuja pesquisa é norteada pelo diálogo entre a oralidade e a musicalidade dos contos da tradição oral do mundo. Participa também como narradora de histórias do grupo Folias e Folguedos, companhia dirigida por Inimar dos Reis que brinca, dança e canta com as brincadeiras, causos , lendas e mitos brasileiros a fim de resgatar e difundir a cultura popular brasileira.
Desde novembro de 2010, passou a integrar , como narradora de histórias, o Grupo GIRASONHOS, que desde 1995 se dedica à arte da narrativa com mais de 35 espetáculos, que encantam e emocionam com muita música e beleza.
É co-assessora do CURSO BÁSICO DE FORMAÇÃO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS com Giba Pedroza, um reconhecido curso que já acontece na Biblioteca pública Hans Christian Andersen (temática em contos de fadas) há cinco anos, no qual também ministra as aulas e acompanha o curso integralmente, numa vertente de resgate da memória afetiva e do olhar criança que constrói o narrador da tradição oral. Além de ministrar oficinas para professores da rede pública e Fundação Abrinq.
Desde 2006, é assessora de Infoeducação em um Colégio de São Paulo, projeto criado pelo Prof Edmir Perroti (ECA – USP), que viabiliza o incentivo à leitura pelas mais diversas vertentes artísticas e culturais: narração de histórias, rodas de leituras, saraus literários e teatro no espaço da Biblioteca.


Sobre o Viagem Literária

Lançado em 2008, pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, o programa Viagem Literária percorre, todos os anos, dezenas de cidades paulistas levando autores e contadores de histórias para palestras, oficinas e bate-papos que são realizados nas bibliotecas locais.
É uma ação de incentivo à leitura que encontra ampla receptividade entre público, autores e dirigentes da área cultural dos municípios contemplados.
O programa estimula a formação de novos leitores, incentiva a produção literária, enriquece a atividade cultural e fortalece os vínculos entre as bibliotecas e as comunidades locais.
Nesta edição, o Viagem Literária promove 210 eventos em 71 municípios do Estado, ultrapassando a marca de mais de 1.400 eventos realizados.
A participação da população é fundamental para que os objetivos do programa sejam alcançados. Afinal, toda programação é elaborada para oferecer cultura e entretenimento gratuito para todos, aproximar autores e leitores e incentivar a descoberta de novas fronteiras em emocionantes viagens literárias.

Serviço:
Dia 02 de outubro - 9h00 e 14h00
Biblioteca Municipal “Prof. Jayme Monteiro”
Av. Ivanoé de Cunto – 326 – Vila Formosa ( Entrada pela Av. Tijuca )
Tel.: (18) 3653.4400
Público-alvo: crianças, jovens e adultos.
Entrada Franca
Classificação: Livre

Abaixo, alguns links de vídeos e fotos demonstrando o trabalho da dupla:










Um comentário: